Site Meter

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

A grande dúvida

Ontem liguei á minha tia avó, para tirar dúvidas sobre uma receita.
Ela começou a explicar mas depois baralhou-se e não se lembrava bem. Diz-me assim:
- Carlota, a tia vai confirmar. Vou buscar o livrinho de receitas ali ao pechiché.
E lá foi ela. Eu fiquei a pensar o que seria o pechiché? pechiché?
Coitadinha da tia , já está velhota deve ter dito mal.
Depois deste telefonema fiz outro logo a seguir, este foi para a minha mãe.
- Mãe, afinal o que é um pechiché.
Percebi que era um móvel com um espelho.
A minha mãe lá ia explicando e dando exemplos concretos.
- Aquele móvel que está no quarto da Teresinha é um pechiché.
Finalmente fez-se luz na minha cabeça.
- Mas mãe, o móvel do quarto da teresinha é um toucador.
Aqui surgiu a dúvida: pechiché ou toucador?
Depois de falar mais uns minutos com a minha mãe resolvi que não valia a pena estar a perder o meu tempo a saber o que era um pechiché, afinal tenho quase 40 anos e até hoje nunca precisei de nenhum...a não ser que o herde de alguma tia avó.
E vocês sabem me explicar, afinal o que é um pechiché?e qual a diferença entre um pechiché e um toucador? Saber não ocupa lugar e eu gosto das coisas bem defenidas.

5 comentários:

BlueVelvet disse...

Carlota,
cá para mim estás a mangar connosco, mas pronto, cá fica a explicação.
Um pechiché é um móvel dos anos 0 e 30, com 3 corpos, em que o do meio é um espelho de corpo inteiro, normalmente oval.
O toucador pode tar ou não 3 corpos, mas tem ao meio um tampo, onde se colocam os perfumes, as escovas de cabelo ( toucado), etc, etc.
Percebeste:)
Beijokas

Borboleta disse...

Dentro de minutos...desafio no meu cantinho.

Beijos

Borboleta disse...

Olá Carlota...tens mais um desafio no meu blog ;o)

Beijos

BlueVelvet disse...

Quando tiveres tempo passa lá em casa.
Tens lá um miminho.
Beijinhos

Teresa disse...

Então Carlota??

*