Site Meter

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

A Azafama para o Natal


Eu adoro a época que está a começar.
Toda esta azafama para preparar o Natal.
A lista das prendas, a compra das prendas, fazer embrulhos bonitos e diferentes (daquelas prendas que algumas lojas nos brindam com embrulhos tão mixurucas e pobrezinhos).
Meses antes do Natal já eu ando a fazer de detective a tentar descobrir como quem não quer aquilo que as pessoas a quem vou oferecer gostariam de receber e adoro fazer surpresas, modificando o tamanho da prenda ou trocando as etiquetas de para quem é, e só na altura de abrirem a prenda é que desfaço o engano :)
Depois é a escolha do menu para a Consoada e para o dia de Natal. Faço questão de ter tudo bem organizado com antecedência para poder com tempo adquirir tudo o que necessito. Normalmente o tradicional bacalhau faz parte da ceia da noite de Natal mas muitas outras iguarias tem que estar presentes. E claro que não podem falar os sonhos, especialidade da tia Teresa ou as azevias da vó Sãozinha. Tenho sempre em conta os gostos das pessoas que participam na ceia e gosto dela farta e variada.
A escolha dos vinhos e restantes bebidas fica a cargo do meu pai e do tio Edgar que são entendidos do assunto.
A árvore de Natal e a decoração da casa também são tarefas em que gosto de empenhar-me. Adoro a minha casa no Natal e particularmente da sala, fica tão linda.A decoração da mesa para a consoada também merece toda a minha atenção desde a toalha, aos guardanapos (com cor diferente da toalha). O centro de mesa, os marcadores de lugar, as argolas de guardanapo tudo com um arzinho natalício e claro coisa que não pode faltar velas e a lareira acesa.Toda esta azafama dos preparativos agrada-me, e agrada-me muito mais quando a minha casa se enche de rostos queridos e amigos. Depois é desfrutar destes dias com aqueles que gosto, ouvir os risos, as conversas, os miúdos uns com os outros. Os cheiro dos assados, o aroma dos doces, dos vinhos abertos para respirar, o vai vem entre a sala e a cozinha. Somos invadidos pela boa disposição por estarmos junto de quem gostamos. Os Natais da minha infância eram passados na casa da minha avó materna, depois a minha avó passou a tarefa para a minha mãe e durante a minha adolescência os Natais foram passados em casa dos meus pais. Há 4 anos atrás a minha mãe passou-me a pasta a mim e agora sou eu que tenho todo o gosto e prazer de seguir esta tradição familiar. Embora seja trabalhoso todos ajudam e os preparativos só por si já são um bom momento em família.Todos aguardamos esta quadra, pois para nós significa juntar aqueles que amamos e podermos desfrutar da companhia uns dos outros e isto por si só já é muito bom.

2 comentários:

BlueVelvet disse...

Quase que dá para copiar o teu post como se fosse meu.
Com ligeiríssimas modificações.
Ainda cá venho antes disso, mas Bom Natal.
Veludinhos azuis

Ps: o meu blog já aceita actualizações.É só introduzires, de novo, o link.

Ana Oliveira disse...

Saudades de outros Natais...de outras formas de estar...hoje é só mais um dia...infelizmente.
Há coisas que se perdem e jamais se recuperam e as memórias da adolescência são tão fortes e marcantes!