Site Meter

domingo, 14 de dezembro de 2008

Vamos brincar à caridadezinha


Nesta altura, época Natalícia, somos invadidos por tantas alminhas caridosas. É engraçado como todos querem contribuir e todos querem ajudar os mais necessitados.
Ele é galas na televisão para angariar fundos, ele é peditórios nos centros comerciais, ele é anúncios para a compra de determinados produtos para ajudar esta e aquela instituição.
Isto em Dezembro é uma alegria para quem quer fazer o bem, nem precisa de procurar, eles estão em todo o lado...haja dinheiro para contribuir que peditórios não faltam.
Pois é...é o espírito cristão e no resto do ano?
Como ficam os necessitados o resto do ano?
Será que existe alguma lei ou norma que diz que as “pessoas de bem” devem fazer o bem no Natal?
Eu não sou melhor que ninguém e gosto de ajudar causas que considero validas mas sinceramente nesta altura do Natal fico irritada com tanta boa vontade...soa-me a falso, tanta boa vontade, tanto famoso a dar a cara por isto e por aquilo.
Olhem, o ano tem 12 meses e durante esses 12 meses todos precisam de comer, de se vestir, de ter cuidados médicos...etc...etc, não é só em Dezembro.
Que tal dividir tanta generosidade e amor ao próximo pelos 12 meses?
Eu normalmente nesta altura do ano até estou mais concentrada em preparar as festas para e com a família e amigos que merecem toda a minha atenção e carinho.
Algumas pessoas de quem que muito gosto esta é a oportunidade que tenho de estar com elas e desfrutar da sua companhia.
Por vezes as pessoas pensam que ajudar os outros é contribuir com géneros ou dinheiro e esquecem que talvez a tia ou a avó que são viúvas e vivem sozinhas ficariam muito felizes se as fossem buscar para passar uns dias na nossa casa rodeadas de carinho e atenção. Isto para já não falar dos vizinhos do 1ª andar aquele casal simpático que como tem os filhos no estrangeiro passam o Natal sozinhos...e que tal convida-los para a ceia?
No entanto convém não esquecer que durante o ano inteiro podemos convidar a tia e a avó para tantas coisas e ajudar o casal do 1º andar em algo tão simples como ir á farmácia comprar algum medicamento que necessitem ou outras tantas tarefas tão simples mas que para eles são tão importantes, como através do meu portátil e da net conseguirem falar e ver os filhos e os netos. Para eles é dia de festa quando isso acontece...ficam tão felizes.
Toda esta azafama que tenho no Natal é precisamente com o objectivo de proporcionar momentos felizes aqueles que gosto.
E sinceramente não estou muito preocupada em fazer caridade nesta altura do ano. É que nesta quadra o que não falta são almas caridosas dispostas a fazer caridade...que a façam para se sentirem consoladinhos e muito bonzinhos para o Ano inteiro.

6 comentários:

Patti disse...

É mesmo verdade o que dizes neste post. O que é feito dos necessitados durante o resto do ano?

BlueVelvet disse...

É isso mesmo que escreveste.
Assino em baixo.
Bela carlotice.
Beijinhos natalícios

carlota disse...

Patti, è isto que eu sinto e para mim resulta numa grande hipocrisia tanta bondade nesta altura do Ano.

Bluevelvet,O problema é que todos os anos nesta quadra a situação é sempre a mesma e o resto do ano é como se fosse inexistente.

Ana Oliveira disse...

A hipocrisia dos que querem aparecer, ser vistos...
e no resto do ano viram a cara para o lado!

Beijos

Ana

carlota disse...

Ana, ora ai está, nem mais!

carlota disse...

Ana, ora ai está, nem mais!