Site Meter

terça-feira, 30 de setembro de 2008

A prima Sanita

Quando era miuda se havia coisa que me fazia confusão era o nome da prima Sanita.
Que raio de nome os pais lhe tinham dado, que mau gosto para dar nome à filha: Sanita.
Finalmente só na minha adolescência , percebi que afinal o nome da prima Sanita, até era um nome muito normalzinho.
A Prima Sanita, vive no Algarve, onde todas as palavras acabadas em “ão” levam o diminuitivo “ito” ou “ita”.
Aqui ficam uns exemplos:
- Cão – Canito
- Pão – Panito
Pois bem, a Prima Sanita é Conceição e o diminuitivo normal seria São, mas no Algarve ficou Sanita...e existem tantas por esse Algarve.

10 comentários:

Pitanga Doce disse...

Explicado está, mas o que essa prima deve ter sofrido na escola...ó coitadinha. Mesmo morando no Algarve.

beijos Carlotita!

BlueVelvet disse...

Tu estás a brincar, não estás?
Beijokas

carlota disse...

Pitanga doce, Não creio que tenha sofrido na escola, nem nunca vi ninguem gozar com o nome...lá no Algarve mais regional é um nome normalissimo. Praticamente todas as Conceição acabam por ser Sanitas...até é carinhoso tratar uma São por Sanita.
Esclareço também que a prima Sanita ronda os 60 e tal anos e hoje em dia não conheço nenhuma miuda pequena no Algarve que seja Conceição...porque será? lololo

Bluevelvet, não bluzita não estou a brincar, tenho mesmo uma prima Sanita:)

Ana Oliveira disse...

Pobre prima se vivesse em Lisboa, com pais arreigados aos hábitos Algarvios...
Que falta faziam estas histórias giras e o bom humor.

Beijos Ana

Coragem disse...

Que tem uma certa piada, tem.

E que sirva de exemplo aos novos papás. "à minha filha ninguém irá chamar Sanita" looool

beijo

E como não iria eu lembrar-me de ti?????

carlota disse...

Ana Oliveira, o engraçado da coisa é que os familiares de Lisboa podia tratar a prima de São, mas não, todos são coniventes com o Sanita da forma mais natural possivel :)

Coragem, a filha minha ninguem chamava Sanita porque eu não colocava o nome Conceição, não tenho duvidas que os familiares do Algarve adotavam logo o diminuitivo
Sanita :)

Tá-se bem! disse...

ahahahaha a minha sogra é algarvia! Tá bém?? looool

Beijito :)

Sorrisos em Alta disse...

Ainda bem que assim é!
Pior são os sítios onde temos que andar horas à procura duma sanita!!!

;o)

carlota disse...

Tá-se bem, então concerteza a tua sogra conhece alguma Sanita :D

Sorrisos em alta,no Algarve não faltam Sanitas :D

Salto-Alto disse...

Sanita?! Porra!