Site Meter

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Espectacular


Quando eu era menina as palavras internet e telemóvel nem existiam no nosso dia-a dia.
Nem sei se tais nomes existiam.
Nessa altura o mais inovador que existia na casa de meus pais era um atendedor de chamadas ligado por um fio ao telefone fixo, daqueles com cassete para gravar a nossa voz, que na altura era um sucesso...
Ainda me lembro dos 1ºos telemóveis, apareceram na minha adolescência, autenticos “mamarrachos” com mais de 1 kg.
Naquele tempo, ter um telémovel “mamarracho” era algo muito especial e só alguns conseguiam adquirir.
Hoje em dia um de 100g é pesado e além de telemóveis são máquinas fotografias, mp3...etc...etc.
É realmente espectacular! Fascinante!

O meu 1º computador, comprei a um amigo meu em 2ª mão, custou 100 contos. Na altura eu tinha cerca de 26 anos.
Lembro-me que o meu amigo estava por dentro destas coisas de informática (é o trabalho dele) e já tinha net.
Os meus 1ºos contactos com a internet foi na casa dele, fiquei simplesmente maravilhada.
Na minha casa só tive net passados uns anos (3 ou 4 anos depois).
Desde que a net entrou na minha vida nunca mais consegui ficar sem ela.
Depois do 1º computador, comprei mais 2 , estes já foi na loja e sempre os modelos mais recentes e com mais funções e capacidades.
O 4º computador que comprei foi um portátil e a minha 1ª net para o portátil era ainda um grande modem, hoje é apenas uma pen do tamanho do meu corta-unhas que vai comigo para onde eu vou.
Agora estou aqui no terraço, com o meu portátil a net ligada e para mim quando penso em tudo isto, fico maravilhada com o avanço da tecnologia.
Hoje penso com um sorriso nos lábios que quando eu era menina se alguém me contasse que no ano de 2008 eu iria ter um computador portátil com um aparelhinho que se colocava no portátil e nos dava acesso a uma infinidade de lugares virtuais, conversar com outras pessoas, comprar artigos como se estivesse na loja, ter acesso a mil e uma informações e inclusive ter um espaço só meu nesse mundo virtual eu de certeza iria rir que nem uma tolinha, achando que isso só nos filmes de ficção.
Pois é, mas hoje estou aqui e acreditem que continuo deslumbrada e encantada com tudo isto.
Há uns tempos atrás, estava eu muito entretida no computador e o meu avô já com mais de 90 anos pergunta:
- Carlota mas que tanto vês tu no computador, para estares tanto tempo agarrada a ele?
Fiquei uns segundos calada e depois respondi
- Vejo o mundo. Vejo o Mundo inteiro avô

11 comentários:

Coragem disse...

Sem qualquer duvida, que a net nos transporta para lugares onde de outra forma seria impossivel de ir.
Sou completamente fã de novas tecnologias...mas, telémovel na adolescencia? não tem 43 anos?

Eu lembro do telémovel surgir cerca dos meus 26, 27 anos, talvez menos.Enooooooormes

beijo

carlota disse...

Coragem, sim a 1ª vez que vi um telemóvel igual ao da foto foi talvez com 17, 18 anos em Londres e pouco tempo depois começaram lentamente a surgir em Portugal.
Não, não tenho 43 anos, tambem não ando muito longe, mas ainda faltam uns aninhos
jocas

Unknown disse...

Gostei do seu post....e concordo com vc!!!! Adorei a sua visita um bjo e boa noite !!!

Coragem disse...

Peço desculpa Carlota em relação à idade, fiz de facto confusão com um comentário no meu blog.

E, telémovel igual ao da foto nunca vi nenhum, pensei tratar-se de um telefone normal :))))

beijo

1/4 de Fada disse...

Vim retribuir a visita e adorei o teu blog! Pelos vistos os brincos de princesa são obrigatórios em casa dos avós, porque também me lembro deles no jardim dos meus, e continuam a ser a minha flor favorita...

Borboleta disse...

Realmente, como tudo começa e como as coisas evoluem!

Quanto a veres o mundo num pc...tens toda a razão! Hoje em dia vês mesmo o mundo no pc, embora haja muita coisa no mundo que não dá para se transportar para um computador, por isso também vale a pena continuar a ter momentos sem a companhia dele.

Beijinhos

Pitanga Doce disse...

Siiim, lembro-me bem desses telemóveis que no Brasil chamavamos de "tijolinho". heheh

Pitanga Doce disse...

Olha, há comentários "pu aí abaixo".

Ana Oliveira disse...

Na minha adolescência eu lia montes de livros, consultava montes de enciclopédias e dicionários (sempre fui um tanto marrona) e escrevia numa máquina onde precisava de um bife para cada tecla!!!
Hoje leio o mesmo monte de livros, mas o mundo da palavra chega-me com imagens, actualizações permanentes e correcção de erros instantânea!!!
E andar por aqui mostrou-me realidades que precisaria de mais de uma vida para conseguir abranger...
No entanto um café, um livro e uma boa conversa cara a cara ainda são importantes.
O mundo vai mudando e na minha opinião sempre para nos dar hipóteses de sermos mais e melhor.
Desculpa o comentário tão longo mas não resisti.

Beijos

Ana

BlueVelvet disse...

Do que te foste lembrar...
Eu também me lembro destes primeiros telemóveis. Que eram muito pouco móveis porque para os retirar do carro dava tanto trabalho que quase sempre desistia.
Como íamos imaginar que este mundo se ia abrir para nós uns anos depois, através de um pequeno écran?
Mais, como poderíamos imaginar que não podemos passar sem ele?
Veludinhos azuis

carlota disse...

Pitanga, sim já li tudo e comentei.
Gostei do "tijolinho" forma carinhosa para tão grande objecto :D

Ana Oliveira, realmente a net e os computadores vieram facilitar muito a nossa vida. Tanto que já não vivemos sem eles.

Bluevelvet, sim fica muito dificil imaginar a nossa vida sem pcs e sem telemóveis.