Site Meter

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Não gosto...

Se existe coisa que me irrita e tira do sério são aquelas pessoas que sem provarem ou experimentarem algo dizem logo que não gostam.
Como podem afirmar tal se não experimentaram?
Sim, eu não preciso de comer, sabão, detergente ou esponja para saber que não vou gostar.
Agora recusarem-se a provar alimentos normalíssimos sem sequer terem provado, juro que não entendo.
Claro que todos temos as nossas limitações e preconceitos culturais.
Sei que no Japão vendem cachorrinhos (não é salsicha, são mesmo cãozinhos) no mercado com cá vendem galinhas (a ASAE acabou com isso), sei que iria ter alguma dificuldade para comer um prato de cachorrinho mas tenho a certeza que um pedacinho haveria de experimentar.
Por exemplo, já provei carne de canguru, na altura custou um pouco porque acho os cangurus uns bichinhos tão queridos e engraçados mas a carne até era saborosa. O problema só existia na minha cabeça.
Ainda me lembro de uns amigos brasileiros ficarem enojados ao verem-nos a comer caracóis, para eles aquilo eram lesmas. Mas depois falámos que aquilo eram escargots pequeninos e um deles lá se encheu de coragem e provou...nem desgostou do sabor apenas lhe fazia impressão o caracol na boca...entendo perfeitamente mas pelo menos experimentou.
Outro exemplo, os pigmeus comem gafanhotos assados na brasa, os reporteres que fizeram a reportagem provaram e não desgostaram...não sei se seria capaz de provar mas tentaria, quem sabe não ia achar muito bom.
Agora quando são alimentos normais e corriqueiros e as pessoas dizem que não gostam eu pergunto:
- Mas já provaste?
E a seguir oiço um NÃO, fico irritada. Para mim resulta como uma negação aos prazeres que a vida pode proporcionar e aos bons momentos que podemos passar.
Eu em miúda não gostava nada do cheiro do queijo quando ia ao forno e alimentos que eram gratinados com queijo, tinham que retirar-me a camada de queijo.
Depois decidi provar e conclui que o cheiro nada tinha a ver com o sabor e hoje adoro aquela casquinha crocante do queijo gratinado, um momento de prazer que ganhei por um dia ter provado.
Talvez isto seja um grande trauma na minha vida, durante alguns anos a minha mesa mesa foi partilhada por alguém que não gostava de:
Cogumelos, natas, chantilly, molho bechamel, maionese, legumes só comia na sopa e todos feitos em puré, bacalhau só comia à Bráz, frutas só algumas, queijo só flamengo e pouco mais, tinham que ser queijos praticamente sem sabor... enfim a lista continua mas não me apetece recordar.
Agora imaginem isto para uma pessoa que gosta de cozinhar e experimentar coisas novas, sentia-me “castrada” na minha cozinha.
Hoje continuamos amigos mas a minha mesa já não é partilhada por essa pessoa.
Há uns dias atrás ao telefone com esse amigo digo que estava a fazer um bacalhau que costumava fazer na altura em que partilhávamos a mesa. Esse bacalhau leva alho francês, cenoura ralada, cebola, molho bechamel e vai gratinar com queijo ralado por cima. Diz-me ele:
- Ai Carlota, as saudades que eu tenho da tua comida. Esse bacalhau era óptimo.
Fiquei calada e completamente incrédula com o que tinha acabado de ouvir.
Só consegui responder:
- Olha vai á merda. Agora conseguiste irritar-me. Depois falamos, beijo
E desliguei!

15 comentários:

Tá-se bem! disse...

ahahahahaha Eu não gosto da clara do ovo estrelado! Adoro a gema! Yammmmm ;) mas provei de tudo, quase sempre!

Os gafanhotos assados devem ser uma delicia, assim com um bocadinho de maionese... Uiiiii eheheheh

Beijoo Bon apetit :)

BlueVelvet disse...

também me irrita esa atitude, mas tenho que confessar que não sou tão aberta como tu: nunca conseguiria provar canguru, cão, macaco, coisas assim.
Mas não conseguia comer caracóis e argumentaram comigo exactamente a história dos escargots. Provei e gostei...só não os como porque sou vegetariana.
Quanto ao teu amigo tiveste toda a razão:))

Obrigada pela música. Ficou lá no post. Também gosto muito daquela canção.
Beijinhos

Maísa disse...

Ficaste irritada e com razão. Eu também ficaria, ahahah.
Há coisas que não gosto simplesmente e há outras que me recuso a provar,mas não digo que não gosto.
Beijinho.

Ana Oliveira disse...

Cãozinho não que me pareceria estar a comer o meu...
Gafanhotos parece-me que não passam de gambas verdes...quem não reparou já no aspecto que elas têm cruas??

Agora bacalhau de saudades...à merda pois que é o que merecem as saudades serôdias das coisas desperdiçadas!
Beijo
Ana

Coragem disse...

Começo pelo fim...
A atitude do ser humano, só valorizar, quando não tem? Natural, muito natural.
Eu sou o que chamaria de boa boca, mas existem coisas :)))))
"caras de bacalhau" nem pensar
"Lingua de vaca" nem pó
mas provei.
Agora, cão, gato, cavalo?
e outros animais que eventualmente chame pelo nome?
Ninguém me convence.
E a cabeça? Sim comanda tudo!

beijo

sagitario disse...

passo a explicar.
realmente no que me toca, tenho essa problema, garanto-lhe que não é facil. há coisas que não consigo realmente conseguir comer e nunca consegui sequer provar, mas há um motivo e chama-se fobia alimentar e garanto-lhe que é incontrolável,
posso dar-lhe um exemplo, quando chego a uma mesa e estão azeitonas na mesa, já não consigo comer nada que esteja nessa mesa e o meu estômago descontrola-se completamente o que só acontece em situações semelhantes.
Por isso tenho a maior resoeito pelas pessoas que sofrem do mesmo problema e muitas vezes nem sabem.
Claro noutras situações é mera esquisitisse

Patti disse...

Olha é assim: proeminências de bichos tais como orelhas, línguas, pézinhos, mãos, cabeças, unha, túbaros e o diabo a sete, EU NÃO TOCO!!!
Tem paciência!
Insectos estaladiços? Por amor de Deus!
Papas e coisas moles a desfazerem-se na boca, tipo miolos e babas, Deus que me livre!

De resto sou boa boca!

Patti disse...

Ah, quanto ao provar. Não provo não.

carlota disse...

Tá-se bem, és um curtido.:D
Gosto desse teu bom humor.

Bluevelvet, provar vou provando e até agora não tenho tido más experiencias...lembro-me de provar lampreia e não gostei.

D. Antónia, como sempre muito concisa nas suas opiniões. Gosto disso.

Ana Oliveira, gostei da sua frase "saudades serôdias das coisas desperdiçadas", essa também é uma das coisas que me irrita.

Coragem, por falar em cavalos tambem já provei carne de cavalo, não desgostei do sabor mas custou-me um pouco afinal eles fazem parte da minha vida, provei mas acho que nunca mais comerei.

Sagitario, desconhecia que existiam pessoas com tal fobia mas entendo perfeitamente e creio que deve ser muito complicado viver com ela, afinal todos os dias temos que comer.

PatTi pois eu já provei tudo o que falas no teu comentário menos os gafanhotos, cabeças e "Diabo a sete":D
De algumas coisas gostei, como uns pezinhos de coentrada que comi no Alentejo.
Provei tripas no Porto e não gostei
Uma orelha no cozido tambem não desgosto
Tubaros tambem provei mas nunca mais tive vontade de comer
Enfim...mas vou sempre provando, se não gostar deito fora se gostar melhor mais um alimento para saborear.

@ღღ@ disse...

olha tambem a mim !
eu como e provo tudinho
e depois escolho

quando crescer vou ser vegetariana mas por enquanto
vou aproveitando, comendo e rindo

beijos e bom apetite ;)

Ana Oliveira disse...

Carlota
Comidinhas à parte só venho dizer-te que a minha aluna da Amália já lá deixou tudo explicadinho, se quiseres saber das razões dela dá lá um salto.
Ah e já agora...provar eu até provo mas...miolos é que nunca mais!!!

Teresa disse...

Pois eu devo ser uma pessoa bastante irritante aos teus olhos: digo com toda a facilidade que não gosto, mesmo sem nunca ter provado. E nada mesmo me faz provar aquilo que eu afirmo não gostar.
Perguntas tu o que faz a pessoas como eu, irritantes e que te tiram do sério, dizerem que não gostam sem provar... Falando por mim, o que me faz dizer de imediato isso é o facto de não gostar de alguns cheiros, por exemplo. Também o facto de ser muito esquisita.

A mim não me irritam as pessoas que adoram provar e que comem de tudo. Acho-as até corajosas.

Bom fim-de-semana. Beijos.

carlota disse...

Anna, eu tambem sou daqueles que gosta de provar só não faço questão de ser vegetariana quando for grande:D, Afinal gosto muito de carninha:D

Ana Oliveira, com essas dos milos fizeste-me lembrar que antigamente as mães tinham a mania de dar mioleira aos filhos. Felizmente a minha mãe não foi muito nessa moda.
Mas lembro-me de ter provado e detestado.
Mas sabes, adoro os miolos dos peixes, besugos e pargo para mim são os que mais gosto:D

Ovinho,pelo menos és sincera e disso eu gosto muito!

Ana Oliveira disse...

Felizmente a minha mãe também achou que eu e a minha irmã já devíamos ter nascido com os miolos necessários à nossa sobrevivência e nunca nos deu disso...agora miolos de peixe...por Deus que é o melhor que há, logo depois dos olhos do dito e já agora de qualquer peixe...até carapau!!!

carlota disse...

Ana Oliveira, pois nada como a cabecinha dum carapau frito ou grelhado:D